segunda-feira, 26 de março de 2012

1001 Praias: Praia da Manta Rota

Manta Rota é hoje um centro turístico muito na moda, mas que ainda mantém algum do seu carácter de aldeia de pescadores. A praia desenvolve-se ao longo de um imenso areal e tem diversos equipamentos de apoios…



Esta é uma extensa praia associada à povoação da Manta Rota, que ainda mantém algum do seu caráter original de terra piscatória, embora seja atualmente um importante centro turístico.

O areal delimita o sistema lagunar da ria Formosa a nascente. O cordão dunar é largo, especialmente a nascente e a poente da povoação, já que no centro dominam os equipamentos turísticos.

Passadiços sobrelevados levam o visitante até ao areal, permitindo a observação da vegetação dunar desde a frente de mar, onde dominam o estorno e o cardo, até ao interior onde surgem plantas aromáticas como a perpétua-das-areias, que impregna o ar com o seu intenso odor a caril, bem como de arbustos de grande porte, como o piorno-branco, planta característica do sotavento arenoso.

Uma linha refrescante de choupos marca o parque de estacionamento nascente desta praia. Menos frequentada que a vizinha zona balnear de Monte Gordo, oferece ainda recantos tranquilos sobretudo nos extremos do areal.



Notas:
De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços existentes.

Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, seguindo na direção da Manta Rota durante cerca de 2 km. Estacionamento muito amplo e ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Praia acessível. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário