terça-feira, 27 de março de 2012

1001 Praias: Praia da Quinta do Lago

A praia da Quinta do Lago, junto a um dos mais requintados complexos turísticos da Europa, associa a beleza do seu extenso areal à da flora e fauna que se pode observar a caminho da mesma. Venham daí descobri-la.




Esta praia, associada a uma estância turística de alta qualidade, situa-se em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

O acesso ao areal faz-se através de uma ponte em madeira com uma extensão de 300m, que se eleva sobre os esteiros da ria e onde já se pode contemplar o vai e vem das marés, os bancos de vaza com a vegetação típica de sapal, os mariscadores na sua faina e, com sorte, bandos de graciosos flamingos junto às luminosas salinas. É uma zona privilegiada para a observação de avifauna, existindo nas imediações um percurso de natureza que possui como ponto alto o observatório do lago de S. Lourenço, onde se podem avistar de perto patos-reais, galeirões e galinhas-sultanas.

A duna está bem conservada e mostra uma flora muito diversificada. Apesar da envolvente natural, existem excelentes infraestruturas de apoio ao turismo de qualidade, incluindo campos de golfe, courts de ténis e centro hípico.





Notas:
Circule apenas pelos passadiços de modo a contribuir para a preservação do sistema dunar.

Acesso viário alcatroado a partir de Escanxinas, na estrada entre Quarteira e Almancil, seguindo na direção da Quinta do Lago durante cerca de 7 Km. Estacionamento ordenado e pago. Equipamentos de apoio (restaurantes, WC). Vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário