quinta-feira, 8 de março de 2012

1001 Praias: Praia de St.º António

O azul turquesa do mar seduz os olhos e exprime a beleza de Vila Real de Santo António e do seu concelho.



A praia nasce junto à Foz do Guadiana e inicia 12 km de areal contínuo e de águas tranquilas e quentes até à Ria Formosa. A Mata Nacional, um bosque dunar de pinheiro bravo e manso, empresta uma dimensão verde e fresca a este ambiente mediterrânico, excessivamente luminoso, quente e seco. O uso balnear deste areal restringe-se à Praia dos Três Pauzinhos, que se inicia no molhe pequeno estendendo-se depois para Poente. O acesso mais interessante à frente de mar faz-se através de um caminho pedonal, onde também circula um comboio turístico, através do pinhal aromatizada pelos tomilhos e pela perpétua-das-areias, que liberta um forte odor a caril.



Com atenção o visitante poderá observar os vagarosos e geralmente camuflados camaleões, vagueando pelo pinhal. Perto da praia é o matagal alto de piorno-branco (planta típica destas paragens) que domina. Já na frente de mar surgem as cristas dunares com estorno e cardos. Para Nascente avista-se a Foz do Guadiana, e, transposto o grande rio do Sul, terras de Espanha. Para Poente abre-se um areal extenso enquadrado pelo manto verde dos pinhais dunares.

Nota:

De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando o passadiço existente.

Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, seguindo na direção do molhe de Vila Real de Santo António durante cerca de 4Km e atravessando depois a Mata através do estradão paralelo à praia. Estacionamento amplo. Acesso alternativo, pedonal, de bicicleta ou de comboio turístico, junto ao complexo desportivo de Vila Real, com extensão aproximada de 1 km. Vigilância durante a época balnear. Equipamento de apoio. Orientação: sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário