quarta-feira, 28 de março de 2012

1001 Praias: Praia do Canavial

No concelho de Lagos vamos descobrir a Praia do Canavial, de acesso limitado, mas de uma beleza indescritível...




O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, que corre em cascata pela arriba na época das chuvas. O acesso à praia faz-se através de trilhos pedonais que percorrem o topo das arribas, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras, observando-se enormes arbustos de aroeira, espargos bravos e densos emaranhados de lianas. O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por escadas talhadas na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas, nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. O areal é estreito, abrigado pelas arribas cenicamente recortadas, isolado e muito tranquilo. A transparência da água revela formações rochosas submersas esteticamente alinhadas, formando um conjunto de longas cumeadas.

Notas:

O areal é estreito e deverá ser frequentado apenas em situação de baixa-mar.

Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das arribas, mantendo uma distância de segurança do rebordo das mesmas.

Acesso pedonal sobre o topo das arribas a partir da urbanização a Nascente de Porto de Mós (cerca de 200m) ou do Farol da Ponta da Piedade (cerca de 1Km).

Sem equipamentos de apoio ou vigilância.

Orientação: Sul.



Sem comentários:

Enviar um comentário