quinta-feira, 29 de março de 2012

1001 Praias: Praia do Castelejo

Pequena praia ladeada por escuras formações xistosas a contrastar com o areal de cor clara…




O caminho para a praia é sinuoso e percorre um vale muito encaixado onde serpenteia uma ribeira de regime temporário, que forma um pequeno relvado húmido já no areal.

As encostas são verdejantes, salpicadas de pinheiro-manso. As arribas aqui são altas e escuras, com a Torre de Aspa (antiga atalaia) na arriba a sul a atingir mais de 140m de altura. A norte, a Pedra da Laje é um complexo rochoso que, mar adentro constitui um famoso pesqueiro e que, mais perto da praia, proporciona a observação da vida marinha na faixa entre-marés e banhos calmos para as crianças. As arribas de xisto para norte estão cobertas por rochas mais claras - arenitos (antigas dunas fossilizadas) e por pequenas cristas dunares com estorno.

É uma praia mais frequentada, em comparação com a Barriga ou a Cordoama, sendo muito procurada para a prática de surf e bodyboard, sobretudo pelas escolas da modalidade. Ocasionalmente fica preenchida apenas por calhau rolado, que produz um som cavernoso ao ser mobilizado pelas vagas.



Notas:
Na maré-cheia o areal torna-se estreito e poderão ocorrer deslizamentos de pedras, pelo que se recomenda fazer caminhadas entre as praias apenas em situação de baixa-mar.

Acesso viário alcatroado a partir de Vila do Bispo (Mercado Municipal), seguindo na direção das praias sempre pelos caminhos alcatroados, ao longo de cerca 4 km. Estacionamento amplo, em parte ordenado, com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: noroeste.





Sem comentários:

Enviar um comentário