terça-feira, 6 de março de 2012

1001 Praias: Praia do Castelo

São muitas as praias de Albufeira, e a do Castelo não é apenas mais uma. Protegida por formações rochosas, ela tem grande beleza natural e mistura-se com os tons esverdeados da sua envolvente…



Na praia do Castelo as arribas elevam-se, marcando a paisagem. O areal, encaixado entre imponentes paredes rochosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. No extremo leste da praia, uma cénica formação rochosa que faz lembrar as ameias de um enorme castelo batiza a praia. Trata-se de um pequeno promontório muito recortado com leixões destacados, que constituem núcleos rochosos mais resistentes à erosão, enquanto a restante linha de costa vai recuando de forma mais célere.

Na envolvente da praia domina o verde profundo do bosque de pinheiro-manso. No topo aplanado dos leixões também domina o verde, desta feita de plantas adaptadas ao ambiente marinho, como a barrilha, a salgadeira e o funcho-do-mar. Diversas aves marinhas, como os falcões ou os corvos marinhos, apreciam estes locais inacessíveis a predadores, onde encontram abrigo e refúgio. As caminhadas pelo topo da arriba estão aqui favorecidas, possibilitando a observação das formas graciosas geradas pela erosão.


Notas:

Acesso à praia através de escadas ou de rampa, em madeira. A circulação de carros sobre o topo da arriba encontra-se fortemente condicionada, de modo a minimizar a desestabilização da arriba. No areal, e uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto às arribas.

Acesso viário alcatroado a partir da estrada que liga a povoação da Guia à Galé, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento não ordenado a 600 metros da praia. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul/sudoeste

Sem comentários:

Enviar um comentário