quinta-feira, 22 de março de 2012

1001 Praias: Praia do Evaristo

Albufeira é umas das zonas turísticas mais carismáticas, com um vasto leque de praias para usufruir. Hoje selecionámos para si a praia do Evaristo.



Esta é uma pequena praia essencialmente rochosa, encaixada entre arribas baixas e esteticamente recortadas. Enormes blocos rochosos dispersam-se pelo areal e zona imersa, sendo o cheiro a maresia intenso. O areal quente e seco encontra-se enquadrado por espaços vegetados, sobretudo com pinheiro-manso, aroeira e enormes piteiras. Mais próximo do areal, domina a barrilha, planta resistente à salsugem. É possível fazer caminhadas pelo topo da arriba para Nascente, observando as curiosas paisagens geradas por estas formações rochosas, intensamente esculpidas e fissuradas pelos elementos.



Dentro de água aconselham-se os passeios de máscara e barbatanas pelos blocos rochosos, onde se pode observar a vida marinha da região, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) que são visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que vagueiam em torno dos rochedos.


Notas:
Acesso à praia através de escadas ou de rampa, em madeira.

Acesso viário alcatroado a partir da estrada que liga a povoação da Guia à Galé, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento não ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul / sudoeste.

1 comentário: