terça-feira, 13 de março de 2012

1001 Praias: Praia Grande e Praia da Angrinha

Hoje visitamos duas praias junto a Ferragudo, no concelho de Lagoa, apenas separadas pelo Forte de São João do Arade...


Praia Grande e Praia da Angrinha


A praia [Grande] situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo. O principal acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe Poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos.

O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito desgastadas e corroídas pelos elementos. As paredes rochosas fazem-se revestir por muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas típicas das dunas, como o trevo-de-creta, que colonizam as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia.

Um passadiço assente na areia percorre parte do areal, junto do qual surgem equipamentos turísticos, esplanadas e até um parque infantil. É uma praia muito frequentada mas com troços mais tranquilos para Sul, onde uma mancha verde de pinhal corta a cor quente da arriba.

Para norte do Forte de São João do Arade, que em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, na outra margem do rio, garantia a defesa do estuário, surge o areal da Angrinha, cuja configuração muda ao sabor da foz da ribeira que ali desagua.

Esta é uma pequena praia situada no sopé de Ferragudo, uma povoação de tradição piscatória, que se debruça em varandas brancas sobre a margem nascente do Rio Arade.


Praia Grande


Notas:
Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.
Acesso pedonal na povoação de Ferragudo (a cerca de 5Km de Lagoa) para a praia Grande e praia da Angrinha.
Estacionamento ordenado mas pequeno junto à praia Grande, estacionamento amplo junto à Angrinha, a 250m da praia Grande.
Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear, apenas na praia Grande. Orientação: sudoeste.

1 comentário:

  1. É muito bonita e boa para dar umas dicas de pesca

    ResponderEliminar