terça-feira, 27 de março de 2012

Algarve Wine Festival

Ernest Hemingway disse que o vinho “é uma das substâncias mais civilizadas do mundo, uma das coisas materiais que foram levadas ao mais alto grau de perfeição e que oferece a maior variedade de prazeres e de satisfações que qualquer outra que se possa comprar com intenções puramente sensoriais.” Precisamente por isso, nada melhor do que participar no Algarve Wine Festival, organizado pela Tivoli Hotels & Resorts, de 3 a 9 de Abril.




O evento vai decorrer em duas fases. De 3 a 7 de Abril, os cinco hotéis do Grupo Tivoli no Algarve (Tivoli Victoria, o Tivoli Marina Vilamoura, Tivoli Carvoeiro, Tivoli Lagos e o Tivoli Marina Portimão) recebem dois produtores da região por dia, que além da apresentação e degustação dos vinhos farão a respectiva venda a quem estiver interessado. Os vinhos promovidos serão também integrados nas ementas do dia dos restaurantes dos hotéis.

O festival culmina a 9 de Abril com uma feira de vinhos dirigida a profissionais da hotelaria e restauração e ao público final, na qual os 10 produtores – Adega do Cantor, Herdade dos Pimenteis, Monte da Casteleja, Quinta do Barranco Longo, Quinta dos Correias, Quinta dos Lopes, Quinta do Morgado da Torre, Quinta da Penina, Quinta dos Vales e Única - Adega Cooperativa do Algarve – vão apresentar e promover os seus produtos.



Curiosidade:

O vinho e a vinha no Algarve têm séculos de existência, remontando à presença árabe no sul da Península Ibérica. O solo, seja arenoso ou argiloso, é o leito propício para o cultivo de castas tão variadas como Trincadeira, Aragonez, Touriga-Nacional, Arinto, Malvasia-Fina ou Moscatel-Graúdo, entre muitas outras não menos conhecidas, que dão origem aos vinhos tintos, brancos, rosés e licorosos que, desde os anos 80 do século XX, conferiram ao Algarve o estatuto de região demarcada.

Hoje em dia, o Algarve conta com as Denominações de Origem Controlada (DOC) de Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira, que na última década têm feito surgir no mercado novas marcas e novos conceitos de vitivinicultura, tendo muitos dos produtores algarvios sido premiados pela excelência e qualidade dos seus vinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário