quinta-feira, 22 de março de 2012

Conheça os linces de Silves (Atualizado)

Azahar (fêmea) - imagem daqui


A Azahar, por ter sido o primeiro animal a chegar ao Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves, em outubro de 2009, é porventura a mais famosa, mas com ela residem na Herdade das Santinhas, junto à barragem de Odelouca, mais 15 linces adultos provenientes de centros de reprodução espanhóis.

O Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves é um dos centros da Península Ibérica dedicados a criação em cativeiro desta espécie ameaçada de extinção. Toda a atividade do CNRLI está enquadrada num programa de conservação que visa a reintrodução dos linces nas suas áreas de distribuição histórica, nomeadamente nas serras algarvias.


CNRLI de Silves - imagem daqui


O lince-ibérico pertence à família dos felídios e distingue-se pelos invulgares pelos em forma de pincel que tem nas extremidades das orelhas, pela cauda curta de ponta escura, por membros altos e patas grandes. Para além do seu porte altivo e robusto, o lince-ibérico apresenta uma pelagem amarela acastanhada com tons cinzentos e pequenas manchas pretas. Alimenta-se sobretudo de coelho-bravo.

Da época de acasalamento que decorreu no CNRLI de Silves em dezembro-janeiro resultou já o nascimento de sete crias, tendo morrido uma e estando duas a ser amamentadas artificialmente por terem sido rejeitadas pela mãe. Espera-se ainda que até ao fim da época de nascimento que costuma ocorrer de março a abril nasçam mais crias em Silves.

Podemos ficar a conhecer melhor os linces do CNRLI de Silves através do sítio do ICNB, que também disponibiliza toda a informação sobre o plano de ação que visa de conservação e reintrodução da espécie em Portugal e Espanha.


Calabacín (macho) - Imagem daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário