sexta-feira, 30 de março de 2012

Festa das Tochas Floridas

No próximo dia 8 de abril, Domingo de Páscoa, concretiza-se mais uma vez a tradição em São Brás de Alportel com a secular Procissão de Aleluia em honra de Cristo ressuscitado. Neste dia, as varandas e janelas estarão engalanadas com colchas estendidas e, numa extensão de 1 quilómetro, magníficos tapetes de flores descreverão o percurso da procissão. Este é o cenário de uma das mais belas e genuínas procissões do país.



“Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!” é o grito de fé que ecoa nas ruas à passagem da procissão. Empunhando uma tocha de flores na mão, os homens formando alas organizam-se de modo a ouvir-se uma voz potente e sonora dizendo “Ressuscitou como disse!”, ao que todo o grupo, erguendo bem alto a tocha, responde “Aleluia! Aleluia! Aleluia!”

Esta é uma manifestação popular da fé em Cristo ressuscitado onde se sente a emoção, a alegria e o entusiasmo de um povo que ano após ano tem mantido acesa a chama da tradição. Entre locais e turistas, são milhares os visitantes de São Brás de Alportel que se juntam a esta festa.


Sem comentários:

Enviar um comentário