quarta-feira, 4 de abril de 2012

1001 Praias: Praia da Coelha

Com cerca 30 quilómetros de costa, o concelho de Albufeira foi presenteado com algumas das mais belas praias do Mundo. Hoje trazemos para si a praia da Coelha.






O caminho para a praia é pedonal e segue ao longo de campos agrícolas onde se observam oliveiras e alfarrobeiras de aparência centenária. Com a proximidade do mar surgem exuberantes matos litorais, com zimbro, carrasco, aroeira e palmeira-anã, a única palmeira nativa da Europa, emaranhados em lianas e coloridos por líquenes. A vegetação adensa-se em torno da linha de água que corre num barranco muito encaixado. Uma vez na praia, o visitante depara-se com uma pequena enseada protegida por altas paredes rochosas, com o Alto da Coelha a Nascente. Nas arribas de cores quentes são visíveis diversos fósseis marinhos bem como enormes sapas e galerias, resultantes da erosão marinha sobre a rocha calcária.




No extremo Poente da praia observam-se vestígios de um impressionante desmoronamento. Mais uma vez apetece caminhar sobre o topo das arribas, a envolvente da praia conserva a rica vegetação original e as formações rochosas esculpidas e desgastadas pelo tempo e pelos elementos fascinam.


Notas:
Acesso à praia através de escadas ou de rampa, em madeira. Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto às arribas.

Acesso viário alcatroado a partir da estrada que liga a povoação da Guia à Galé, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento pequeno e ordenado a 400 m da praia. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul / sudoeste.

1 comentário:

  1. Uma praia muito, muito bonita...Mas para aqueles que apreciam o seu cantinho pode-se tornar pequena

    ResponderEliminar