terça-feira, 3 de abril de 2012

1001 Praias: Praia da Culatra

O sotavento, na zona oriental do Algarve, é constituído por extensos areais, apenas interrompidos pela Ria Formosa, onde surgem amplas ilhas e línguas de areia que constituem praias tranquilas e bastante aprazíveis, entre as quais a ilha da Culatra.


A praia situa-se na extrema nascente da ilha com o mesmo nome, associada a um antigo povoado de pescadores, que até há algumas dezenas de anos, era composto por casas de madeira. A povoação, ainda constituída por população piscatória, encontra-se agora dotada de várias infraestruturas e serviços. Na área envolvente observam-se inúmeros mariscadores distribuídos pelos bancos de vaza a descoberto na baixa-mar e vestígios das formas artesanais de pesca utilizadas, nomeadamente os covos e os alcatruzes para o polvo. Com um areal amplo a estender-se tanto para poente como nascente, também aqui se pode observar a rica flora dos campos dunares que se sucedem para o interior bem como gozar as águas cálidas e tranquilas e os ventos quentes de leste. Após duas horas de caminhada para Leste chega-se à Barra Grande, onde se podem apreciar as convidativas piscinas naturais arenosas e uma paisagem sempre em mutação.


Nota:

- As correntes junto à barra são normalmente muito fortes, sendo necessária cautela.
- Acessos de barco a partir de Faro (verão) e de Olhão (todo o ano), diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. A barra grande não tem vigilância. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário