quinta-feira, 12 de abril de 2012

1001 Praias: Praia da D. Ana

Desenhada pela natureza entre o ocre das falésias e os verdes e azuis do mar, a praia da D. Ana, no concelho de Lagos, está entre as mais bonitas praias algarvias.




O acesso à praia desemboca num pequeno miradouro de onde se podem contemplar as curiosas formações rochosas carbonatadas esculpidas pelas águas doces e salgadas: ravinamentos, leixões, restos de algares e grutas.

Nos leixões dispersos pelo horizonte brilham inúmeros pontos brancos: gaivotas, garças ou guinchos repousam nestas plataformas sobranceiras ao mar. Plantas com adaptações especiais à salsugem, como a barrilha ou a salgadeira, revestem as paredes rochosas formando enormes arbustos. O areal desdobra-se em reentrâncias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resguardados aos banhistas.

Já dentro de água, um passeio de máscara e barbatanas revela um colorido diferente: algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes de pequenos peixes, povoam os blocos rochosas imersos.

É possível percorrer um trilho pelo topo da arriba, a nascente da praia, alcançando a praia do Pinhão. A D. Ana é uma praia afamada e muito frequentada, possuindo vários equipamentos turísticos na sua envolvente.





Nota:
Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.

Acesso viário alcatroado a partir de Lagos, subindo a Av. dos Descobrimento e virando à esquerda na rotunda junto ao Quartel dos Bombeiros, seguindo na direção da Ponta da Piedade. A praia D. Ana está sinalizada. Estacionamento amplo e ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário