quinta-feira, 26 de abril de 2012

1001 Praias: Praia da Oura (poente e nascente)

A extensão de areal é imensa e muito diversificada, nunca faltando animação à praia da Oura…





Praia da Oura poente




A extensão de areal é imensa e muito diversificada: a poente predominam os equipamentos turísticos, estando o areal enquadrado por uma envolvente urbana, já para nascente a praia vai-se naturalizando até à chamada pedra dos Bicos, uma formação rochosa muito recortada que define a extrema leste da Oura.

É assim possível chegar até ao troço poente da praia através da povoação, atravessando as ruas e pequenos largos onde abundam as esplanadas solarengas, deparando-se o visitante com um areal enquadrado por arribas modestas mas esteticamente recortadas.

O troço nascente também tem acesso pedonal através das Areias de S. João ou então através do empreendimento situado no seu extremo leste, descendo uma imensa e íngreme escadaria de madeira, que percorre um barranco da arriba muito ravinada e manchas densas e frescas de pinheiro-manso.

Existem equipamentos turísticos na praia, mas caminhando para nascente o areal torna-se deserto e muito tranquilo, sendo possível alcançar uma pequena e isolada enseada passando a pedra dos Bicos. A envolvente caracteriza-se pelas cores quentes do areal e das arribas, amarelos, laranjas, ocres, apenas amenizadas pelo verde profundo dos pinheiros-mansos.



Praia da Oura nascente



Nota:
- Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto às arribas.
- Acesso viário alcatroado através das Areias de S. João. Estacionamentos exíguos à exceção do parque de estacionamento pago (amplo e ordenado) no troço central da praia.
- Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear.
- Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário