sexta-feira, 27 de abril de 2012

1001 Praias: Praia da Terra Estreita (Santa Luzia)

Chegamos ao paraíso quando a ilha de Tavira se estreita e resulta numa estreita língua de areia …




Para nascente da praia do Barril a iha de Tavira estreita-se, resultando numa língua de areia com não mais de 50m de largura, a chamada Terra Estreita ou praia de Santa Luzia, visto ser a partir desta pitoresca vila piscatória que se faz a travessia de barco.

O passeio pela ria vai mostrando os alcatruzes para a captura do polvo e as inúmeras embarcações locais de pesca artesanal, bem como a flora e a fauna típicas do sapal. O areal é vasto e mais deserto do que nas praias vizinhas do Barril ou da ilha de Tavira, proporcionando tranquilidade e isolamento.

Nesta praia podem admirar-se as flores vistosas do narciso-das-areias e gozar os banhos cálidos de mar, sendo frequente durante o verão surgirem autênticas profusões de algas verdes junto à ilha, o que transmite a curiosa sensação de tomar banho dentro de uma sopa morna.

De volta a Santa Luzia, a bonita avenida marginal enquadrada pela ria oferece diversos restaurantes e tascas onde se pode apreciar o melhor marisco da ria, bem como pratos típicos como a estupeta de atum.



Notas:
- De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços existentes.
- Acesso de barco a partir de Santa Luzia, sinalizada na EN 125 e a cerca de 3 Km do parque de estacionamento do Barril.
- Estacionamento amplo e ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear.
- Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário