terça-feira, 24 de abril de 2012

1001 Praias: Praia do Carvoeiro e Praia do Paraíso

Verdadeiro postal turístico, a imagem da cosmopolita praia do Carvoeiro, no concelho de Lagoa, convida-nos a conhecer melhor os seus recantos.



O Carvoeiro, antiga povoação de pescadores que se converteu num centro turístico cosmopolita, nasceu associado a uma pequena e acolhedora enseada de águas calmas. A povoação, muito branca e luminosa, dispôs-se em anfiteatro nas arribas circundantes e soube aproveitar o estético trabalho do tempo sobre as paredes rochosas, assumindo-se como cartaz turístico do concelho.

As cénicas arribas da envolvente estão revestidas de verde e revelam enormes grutas. Os coloridos barcos dos pescadores que partilham o areal com os banhistas, ainda vão à faina mas também visitam fabulosas grutas marinhas a pedido dos turistas.

Os caminhos pedonais e miradouros existentes no topo das arribas oferecem oportunidades de passeio e magníficas vistas panorâmicas sobre o oceano. Uma solarenga praça central surge no seguimento do areal, constituindo um atrativo espaço coletivo de convívio e de comércio. É uma praia bastante frequentada, com muita animação.

Estando no Carvoeiro, atreva-se a ir até à Praia do Paraíso, uma pequena concha de areia que surge ao contornar-se a arriba que delimita a Praia do Carvoeiro a poente. Trata-se duma praia encaixada entre arribas altas e de cores quentes, que tem acesso através duma escadaria sinuosa e estreita.



Nota:
Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.


Acesso viário alcatroado a partir de Lagoa seguindo para sul durante cerca de 3,5km. Estacionamento ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. A Praia do Paraíso surge a 1500m para poente do Carvoeiro, tem estacionamento exíguo e ordenado, não dispõe de equipamentos de apoio nem de vigilância. Orientação: sudoeste.



Sem comentários:

Enviar um comentário