segunda-feira, 30 de abril de 2012

1001 Praias: Praia do Monte Clérigo

Situada junto à aldeia piscatória de Monte Clérigos, concelho de Aljezur, esta praia calma de mar azul cristalino e costa retalhada encontra-se inserida no Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.


Praia com vasto areal para norte e uma interessante plataforma rochosa no extremo sul, onde se podem observar diversos organismos marinhos na baixa-mar, desde caranguejos, estrelas-do-mar e polvos nas reentrâncias rochosas, a cardumes de sargos juvenis. É também possível tomar banho nas diversas piscinas rochosas, a descoberto com o recuo da maré. Apesar da relativa exposição aos ventos de norte e oeste, os extremos do areal são abrigados. Para o interior encontram-se imponentes campos dunares, que ladeiam um bonito vale associado a uma linha de água efémera. Nesta praia existe uma pequena povoação constituída por casas de veraneio e um pinhal com parque de merendas. A descida para a praia proporciona uma fabulosa vista panorâmica.



Nota:
É possível, apenas na baixa-mar, visitar outras praias que se situam para sul, e que se encontram alternadamente preenchidas ou por areia ou por calhau rolado. O recorte das arribas é muito curioso, mas poderá ocorrer deslizamento de pedras pelo que se recomenda atenção à faixa junto às arribas. Acesso viário alcatroado a partir da entrada Sul de Aljezur (EN 120), seguindo no sentido de Monte Clérigo, que se situa a cerca de 7 km. Estacionamento ordenado, diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. A praia possui uma rede de passadiços de madeira e é Praia Acessível. Orientação: Noroeste.

2 comentários:

  1. Parabens pelo post sobre uma das praias mais bonitas do nosso concelho, sigam a página oficial das praias de Aljezur pré finalistas às 7 Maravilhas - Praias de Portugal no facebook: www.facebook.com/praiasaljezur

    ResponderEliminar
  2. Só para informar que Monte Clérigo não é uma aldeia e muito menos piscatória, mas sim um local de veraneio. No mais a informação parece-me correta.

    ResponderEliminar