quarta-feira, 18 de abril de 2012

1001 Praias: Praia do Porto de Mós

Muito ampla, mas nunca em demasia, a praia do Porto de Mós está abrigada por arribas que dão um recorte diferente ao areal. Fica em Lagos e é para lá que vamos hoje.


A praia nasce num vale amplo e aberto, formando um extenso areal enquadrado nos extremos por arribas altas. Do miradouro da Atalaia, situado no topo da arriba, a paisagem é soberba, avistando-se a linha de costa até Sagres. Para poente dominam os tons cinzentos-claros, as arribas são talhadas em margas (calcários com elevado teor de argila) fortemente laminadas e sustidas em equilíbrios muito precários. Na época húmida acumula-se na base da arriba espessa camada de argila, que os locais dizem possuir propriedades medicinais. Na face da arriba crescem plantas bem adaptadas à salsugem como a salgadeira, a barrilha e a valverde-dos-sapais, ou caniços nos locais que evidenciam escorrências de água. Para poente as arribas exibem tons ocres, muito quentes, e avistam-se já as formações rochosas que configuram a ponta da Piedade. Apesar da proximidade com a cidade de Lagos, a envolvente da praia ainda mantém características naturais e o areal possui troços muito tranquilos.



Notas:
Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.
Acesso viário alcatroado a partir de Lagos, subindo a Av. dos Descobrimentos e virando à esquerda na rotunda junto ao Quartel dos Bombeiros, seguindo na direção de Porto de Mós. Estacionamento amplo. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário