segunda-feira, 2 de abril de 2012

1001 Praias: Praia do Vale dos Homens

Possuidora de uma beleza selvagem, como acontece de resto com todos os areais de Aljezur, a praia do Vale dos Homens é tranquila e pouco frequentada. Mas é sobretudo especial pelo seu cheiro intenso a esteva…



Situada em pleno planalto vicentino, extensa área de campos agrícolas e pinhais cortados de quando em quando por profundos barrancos verdejantes, é uma praia tranquila e ampla. Altivas arribas de xisto delimitam o areal, sendo o acesso à praia realizado através de uma enorme escadaria em madeira. O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir, durante algumas dezenas de metros, o vale rasgado na rocha de uma pequena e límpida linha de água. A disposição dos rochedos no mar propicia banhos tranquilos na baixa-mar.


Notas:
Acesso viário alcatroado através do Rogil (EN 120), seguindo na direção da praia (Vale dos Homens – sul), que se situa a cerca de 3 km. Estacionamento amplo mas não ordenado, sem equipamentos de apoio mas com vigilância durante a época balnear. Orientação: noroeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário