segunda-feira, 16 de abril de 2012

Praia do Amado

Procurada pelos amantes de surf de toda a Europa, é considerada uma das melhores praias portuguesas para a prática desta modalidade...


É uma praia ampla, embora não tão extensa nem exposta quanto a praia da Bordeira, que se estende ao longo de três vales. A norte, dominam os tons vermelhos e laranjas nas arribas e a passagem pelo sítio do Pontal é obrigatória, pela paisagem deslumbrante, pelo lapiás calcário (rocha muito rendilhada pela erosão) e ainda pelo curioso abrigo de pesca da Zimbreirinha, onde os barcos se fundeiam em plataformas de madeira suspensas na arriba. A sul, o cinzento do xisto volta a dominar a paisagem. A vegetação encontra-se atapetada pelos ventos frequentes. O Amado é famoso pelas suas ondas, muito versáteis e diversificadas, o que justifica a presença constante de escolas de surf e bodyboard no local, sendo também frequente decorrerem aqui provas nacionais e internacionais da modalidade. Apesar de ser uma praia muito frequentada, é sempre possível encontrar locais tranquilos, basta passear um pouco pelo areal.


Nota:
Acesso viário alcatroado a partir da entrada sul da Carrapateira, seguindo na direção do Amado, que se situa a cerca de 2 km. É também possível chegar ao Amado através da Praia da Bordeira, seguindo para sul sobre o topo das arribas (acesso de terra batida em cerca de 500m), passando pelo Pontal, local de grande beleza cénica. Estacionamento amplo não ordenado, com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: oeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário