quarta-feira, 2 de maio de 2012

1001 Praias: Praia do Alvor Poente e Nascente (Três Irmãos)

O cartão de visita de Portimão é sobretudo a sua costa rochosa muito recortada e de cores intensas. Nela encontra-se a praia dos Três Irmãos, que surpreende pela frente de mar e por exibir uma laguna interior que abriga várias espécies de aves.




A praia situa-se na longa e ampla barreira arenosa que, ao proteger a ria de Alvor do oceano, possibilita a existência de uma laguna interior com extensa área de sapal e canais de águas calmas. Este habitat é um santuário para inúmeras espécies de aves aquáticas, residentes ou de passagem, funcionando também como maternidade para muitas espécies de peixe e de moluscos (dos bivalves ao choco), de elevado valor económico. A barreira arenosa é imensa, a perder de vista: na face interior fica a pitoresca vila piscatória do Alvor, com as suas casas típicas e os veleiros e barcos de pesca ancorados na ria; depois dos bancos de vasa surgem as dunas, bem sustidas pela vegetação, que se estendem até à praia. Na frente de mar observam-se plantas delicadas como o feno-das-praias, o estorno, o cordeirinho-do-mar, o trevo-de-creta ou o narciso-das-areias. Apesar de quentes e áridas, as dunas abrigam diversas espécies de aves, micro-mamíferos, répteis e muitos insetos. Para nascente, o sistema dunar vai-se estreitando e surge uma zona de empreendimentos turísticos. Também as arribas carbonatadas, muito esculpidas pelos elementos, reaparecem na extrema nascente da praia, sendo já visíveis alguns leixões mar adentro.



Notas:
Evite caminhar sobre a vegetação dunar, contribuindo assim para a preservação deste habitat vulnerável. Acesso viário alcatroado a partir da povoação do Alvor (sinalizada na EN 125, a cerca de 5 Km de Portimão). A praia está sinalizada. Estacionamento amplo, em parte ordenado, no Alvor poente; estacionamento amplo não ordenado no Alvor nascente. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul/sudoeste.



Sem comentários:

Enviar um comentário