sexta-feira, 29 de junho de 2012

Algarve Natural – Percurso Pedestre da Fonte Benémola

E porque não um passeio entre o Barrocal e a Serra algarvia?


Foto: João Eduardo Pinto

Nome: Percurso Pedestre da Fonte Benémola
Concelho: Loulé
Acessos: De Loulé, em direção a Salir, virar no cruzamento da Tôr para Querença na EM 524. Depois de atravessar a ponte sobre a Ribeira da Menalva, seguir na estrada ao longo da ribeira até virar para o lado esquerdo, em caminho de terra.
Tipo de Percurso: Pedestre
Circular: Sim
Distância: 4.4 km
Duração média: 01h30
Tipo de caminho: Caminho de terra
Quando visitar: Todo o ano
Homologado: Não
Sinalizado: Sim
Entidades responsáveis: Câmara Municipal de Loulé
Observações: Galeria ripícola. Nascentes. Percurso integrado na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola e no Sítio Barrocal da Rede Natura 2000.

Percurso:
Início do percurso no “Fica Bem” onde também se pode observar um antigo Forno de Cal, seguindo por um caminho de terra ao longo do vale, que apresenta alguns campos agrícolas e pomares. Nas encostas do vale, a vegetação é a típica do Barrocal, embora na zona final do percurso exista uma zona de solos xistosos dominados por esteva e sobreiro. Ao longo do vale da Ribeira da Fonte Benémola desenvolve-se uma densa e diversificada galeria ripícola composta por espécies como o freixo, a tamargueira, o salgueiro-branco, o loendro, o folhado, ou o choupo-branco. A ribeira é o habitat de algumas espécies importantes do ponto de vista da conservação da natureza como os cágados, a lontra, o guarda-rios, entre muitas outras espécies de vertebrados. Também as zonas adjacentes à ribeira são muito interessantes, pela presença de um invulgar número de espécies da fauna e flora algarvias. A Ribeira da Fonte Benémola, devido à presença de algumas nascentes, mantém um caudal ao longo de todo o ano, mesmo durante o verão, em particular a juzante da Fonte Benémola. O percurso dispõe de uma zona de merendas.

Divirtam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário