sexta-feira, 15 de junho de 2012

Algarve Natural – Percurso Pedestre Trilho da Praia do Barril

Para hoje sugerimos um passeio a pé pelo Trilho da Praia do Barril, no concelho de Tavira! Juntem a família, ou os amigos e divirtam-se!


Foto: João Eduardo Pinto



À descoberta dos trilhos da Praia do barril!

Nome: Trilho da Praia do Barril
Concelho: Tavira
Acessos: Na EN 125 entre Luz de Tavira e Tavira siga a indicação para Pedras d’ El Rei. Depois de atravessar o aldeamento, o percurso inicia-se junto ao passadiço que atravessa a Ria.
Tipo de Percurso: Pedestre
Circular: Não
Distância: 3 km (ida e volta, excluindo o percurso na praia)
Duração média: 1h15
Tipo de caminho: Passadiço e areal
Quando visitar: Todo o ano
Homologado: Não
Sinalizado: Sim
Entidades responsáveis: Câmara Municipal de Tavira e ICNB (Parque Natural da Ria Formosa)
Observações: Zona húmida de sapal. Avifauna. Percurso integrado no Parque Natural da Ria Formosa e na Rede Natura 2000 (Sítio Ria Formosa/Castro Marim).




Foto: João Eduardo Pinto


Percurso:

Este trilho começa no acesso à praia, antes de atravessar a ponte, percorrendo uma extensa zona de sapal até às dunas e ao antigo Arraial, agora adaptado a apoio de praia.
Trata-se de um percurso interessante para observar as aves da ria e espécies como o caranguejo boca-cava-terra, em particular durante a maré-baixa. Das espécies de aves que aqui volteiam destacam-se as aves limícolas (pilritos, tarambolas, borrelhos, seixoeira, pernilongo, alfaiate, etc.) as gaivotas e gaivinas, ou as garças. Ao deixarmos a extensa zona de vasa é possível encontrar Junco-maritimo e antes de chegar à praia, do lado direito, em zona de duna primária, pode-se encontrar uma variada vegetação autóctone, das quais se destaca a perpétua das areias. Chegando à praia, o percurso pode seguir para os dois lados do areal: no lado direito, na área de recuperação do cordão dunar, protegido com paliçadas, podem-se observar espécies tais como o estorno e o cardo marítimo. Enquanto que do outro lado sugere-se a leitura do painel informativo que permite conhecer um pouco mais a história que envolve o cemitério de âncoras.


Sem comentários:

Enviar um comentário