sexta-feira, 20 de julho de 2012

Escapadelas de fim de semana

A programação de julho já arrancou com muitos pretextos para passear pelas ruas quentes da região: concertos, feiras, desporto e exposições juntam-se num cartaz de animação que desafia a ideia de férias pacatas e exclusivas do sol e praia. Se ainda estão indecisos sobre o itinerário deste fim de semana, nada melhor do que conviver com dinossauros, meter os pés (e os olhos) na areia para ver esculturas gigantes, vibrar com o râguebi ou provar melosa, o licor de mel e medronho que apetece sempre, mesmo no pino do calor. São nove propostas. Apontem-nas e saiam de casa.



1. A exposição «Mundo dos Dinossauros» já abriu portas no Portimão Arena, onde ficará até 09 de setembro. Os grandes répteis do Jurássico – Velociraptor, Oviraptor, T-Rex e Braquiossauro – estão de volta para fazer recuar a imaginação de entusiastas de todas as idades até dezenas de milhões de anos atrás. Esta é a maior exposição da Europa dedicada ao tema e está aberta à tarde e à noite, todos os dias, das 17h00 às 24h00.



2. Ainda na escala das grandes proporções, continua a decorrer o FIESA em Pêra, conhecido por ser o maior festival de escultura em areia do mundo. Este ano há ídolos feitos de grânulos e não será estranho, por isso, encontrar espalhados pelo recinto ao ar livre a Marilyn Monroe, o Cristiano Ronaldo, o Gandhi, o Snoopy ou o Michael Jackson. O festival envolve 45 escultores, 35 mil toneladas de areia e 15 mil metros quadrados de área de exposição. Para visitar entre 30 de junho e 15 de setembro, das 10h00 às 24h00, e entre 16 de setembro e 25 de outubro, das 10h00 às 20h00.



3. A tão esperada Concentração Internacional de Motos do Algarve também acontece este fim de semana, em Faro. Esta é uma das mais conhecidas e afluentes concentrações de motards da Europa pelos seus habituais quatro dias de música, com Billy Idol, Apocalyptica, WarCry, Aurea, GNR, Rebeldes e Noidz, animação, convívio e muitas (mesmo muitas) motas.



4. No desporto, vamos ao râguebi. Hoje e sábado decorre o Algarve Sevens, das 17h00 às 23h00, no Estádio Algarve (Faro/Loulé) com doze nações, entre as quais a portuguesa. Os «Lobos» vão bater-se pela qualificação para o Campeonato do Mundo de Sevens em râguebi, marcado para a Rússia no próximo ano.



5. Para a barriga, fica a sugestão (que já aqui demos) do I Festival do Medronho e da XV Feira do Presunto, em Monchique. Só queríamos ter a certeza de que não se esqueciam de ir provar a aguardente de medronho e a melosa depois de uma boa refeição num restaurante algarvio ou mesmo em casa.



6. Cerca de 20 modelos vestidos pela estilista Irene Joaquim vão desfilar amanhã no recinto da igreja matriz de Boliqueime, em Loulé, às 22h00. E não, este não é um evento de moda normal. Porquê? Porque é um Desfile em Empreita, ou seja, as peças de roupa serão todas em palma. No mínimo original…


Desenho de Timo Dillner, na exposição «Todos têm o seu pássaro»


7. Esta não é uma proposta. São várias numa só. E todas têm um denominador comum: a arte. Seja fotografia, pintura ou escultura, há muitas exposições espalhadas pelas galerias e pelos museus do Algarve. Sigam-nas aqui.



8. A noite de domingo terá «Alma», com o concerto de Carminho no parque do Ocean Golf Course de Vale do Lobo, às 20h30. A fadista, que começou a cantar em casas de fado de Lisboa quando ainda era adolescente, irá interpretar as músicas do novo álbum e algumas do anterior, que alcançou o Disco de Platina (resultado notável para um trabalho de estreia).



9. A ciência já está na rua e aí ficará até setembro. A Ciência Viva – agência nacional para a cultura científica e tecnológica – promove mais de mil atividades nestas férias. No Algarve poderemos conhecer a areia onde nos deitamos, visitar faróis, fazer observação astronómica noturna e espreitar castelos, entre várias outras sugestões. Há ações programadas para este fim de semana! Confiram-nas aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário