terça-feira, 17 de julho de 2012

O medronho já tem festival. E fica em Monchique!



O medronho ganha este verão uma festa em nome próprio e apresenta-se ao público já no próximo fim de semana em Monchique. É a 1.ª edição do «Festival do Medronho» que vai decorrer naquela vila algarvia nos dias 20, 21 e 22, juntamente com a «XV Feira do Presunto de Monchique».

A aguardente de medronho (bebida destilada de elevado teor de álcool) e a melosa (licor de mel e medronho muito apreciado para curar constipações) são apenas dois dos produtos tradicionais que vão certamente ganhar adeptos entre os visitantes do festival dedicado à pequena baga  redonda e verrugosa de tom avermelhado.

Mas não é só a baga que tem uso. Também as folhas do medronheiro são aproveitadas na medicina popular pelas suas propriedades diuréticas e antisséticas. Segredos de Monchique para descobrir por estes dias.

O primeiro evento dedicado ao fruto de aroma e sabor únicos e aos seus derivados vai «marcar um momento importante na divulgação e valorização deste produto de excelência», acredita o presidente do município. Para conquistar cada vez mais turistas, Rui André explica que a aposta passa pela «diferenciação enquanto valorização e complemento à tradicional oferta» do destino.

Para os apreciadores da aguardente de medronho, a autarquia editou recentemente um Roteiro das Destilas do Medronho de Monchique. Se ainda não conhecem o medronho de Monchique ou se já são fãs incondicionais do produto, este é o pretexto ideal para uma visita à serra algarvia.

1 comentário:

  1. Com medronho, produz-se, para além da aguardente, um licor delicioso... Já provei e é fantástico!

    ResponderEliminar