quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vamos à feira?


As feiras temáticas e os mercados tradicionais constituem simultaneamente uma boa ocasião para fazer compras e uma opção de passeio turístico diferente em que se pode contactar com as populações locais e apreciar as típicas vilas e aldeias do Algarve.


Numa breve consulta ao guia mensal de eventos que o Turismo do Algarve publica, facilmente encontramos informação sobre o mercado ou feira mais próximos do local onde estamos ou da data que mais nos convém para os visitarmos.

Os fãs de feiras de velharias têm à disposição um calendário de uma vintena de eventos que ao longo do mês decorrem de sotavento a barlavento. É só agendar.

 Imagem do portal da Câmara Municipal de Lagos

Por toda a região há também os mercados semanais ou mensais onde se pode comprar os mais variados produtos. Do artesanato mais ou menos tradicional, aos atoalhados, passando pelo vestuário, calçado, acessórios, utilidades diversas e mesmo flores, há de tudo para todos os gostos.


Se o que pretendemos são os frescos, então nada como passar por um dos característicos mercados municipais da região onde, diariamente, se podem adquirir a melhor fruta, os mais viçosos legumes, o bom peixe e a carne, entre tudo aquilo que pode fazer a nossa cozinha feliz. Alguns destes mercados que muitos locais designam por “praça” apresentam também outros motivos de interesse para uma espreitadela. Conhecer a sua história, apreciar a sua arquitetura e viver o seu animado bulício são alguns deles.



Então… que tal? Vamos à feira?

Sem comentários:

Enviar um comentário