sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Caminhar é preciso

Este fim de semana pede-nos pés e pernas, roupa confortável, boné, merenda e muita água (a temperatura deverá manter-se alta, dizem-nos as previsões do Instituto de Meteorologia) para atravessar dois pequenos troços da Via Algarviana, feitos em caminhada suspensa pela paisagem de verde e de terra. Sábado, as setas apontam para Aljezur. Domingo, para Bensafrim. E a Almargem organiza.




Amanhã o dia abre com uma surpresa: o percurso proposto é novo e os que o percorrerem serão dos primeiros a experimentá-lo. Inicia-se em Marmelete e dirige-se para noroeste até alcançar a estrada municipal que liga esta aldeia à vila de Aljezur. Segundo a Almargem, é das ligações mais aguardadas pelos entusiastas do pedestrianismo, muito graças à beleza do trilho que tem pouco mais de 18 quilómetros. O ponto de encontro é na igreja de Marmelete, às 09h00.

No domingo, a caminhada faz-se no concelho de Lagos, com partida às 09h00 do parque de merendas da mata do Barão de São João seguindo para a (também) nova ligação da estação de caminhos de ferro até Bensafrim. Barão de São João é uma das freguesias mais rurais do concelho, onde a agricultura biológica está bem presente, e Bensafrim é uma povoação típica rodeada de serranias com perspetivas sobre o mar. O passeio divide-se em duas partes – a da manhã, com 6,5 quilómetros, e a da tarde, com 10 quilómetros – e promete encher o dia (e os pulmões) de ar puro e de natureza.

Para os interessados, há ainda outra aliciante: todas as atividades são gratuitas. Procurem mais informações através do número 938 771 316 ou do email asantos@almargem.org.

1 comentário:

  1. Muito bem. É interessante ver a promoção da nossa região e a alegria do nosso povo. Força!

    ResponderEliminar