terça-feira, 23 de outubro de 2012

Moinho do Bengado, para visitar em São Brás de Alportel


Muitos moinhos de vento povoam os montes algarvios embora poucos se encontrem já em bom estado de conservação. São relíquias de um tempo em que a moagem de cereais tinha forte expressão na economia local. Em São Brás de Alportel a autarquia restaurou há alguns anos o moinho do Bengado e é esse o destino que vos propomos para um passeio por este concelho do interior do Algarve.

Fotografia da CM São Brás de Alportel

Localizado no sítio com o mesmo nome, a cerca de 600m da EN 270 e a 4Km de São Brás de Alportel, o moinho do Bengado encontra-se numa zona de grande riqueza patrimonial, ao nível das tradições locais, da paisagem natural e dos testemunhos históricos . Nas suas imediações passa o percurso pedestre “caminhos e encruzilhadas de ir à fonte” com motivos de interesse adicionais para os visitantes amantes da natureza.

De acordo com a informação facultada pelo site da autarquia, trata-se de um moinho de tipo mediterrânico, fixo, construído em pedra, com forma cilíndrica e com uma área de 42,50 m2. Constitui um exemplo de moinho de cabresto, o mais antigo sistema de tração por meio de corda e recurso a marcos, para a rotação do tejadilho, em busca do melhor quadrante.

As suas velas triangulares rodam agora ao vento como testemunho do tempo em que desempenhavam importante papel na vida daquela comunidade rural e convidam os turistas a descobrir a sua dimensão etnológica e a experienciar o imaginário bucólico que representam.

O Moinho do Bengado pode ser visitado, sob marcação prévia, junto da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pelo tel. 289 840 000.

Sem comentários:

Enviar um comentário