terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Museu do Convento

O sol de outono no Algarve (ainda) é quente e sugere passeios em família ou entre amigos. Há muitas maneiras de o aproveitarmos bem – uma delas é no centro histórico de Faro, onde encontramos o antigo convento de Nossa Senhora da Assunção, curiosamente um dos quatro conventos femininos que em tempos existiram na diocese algarvia, e o Museu Municipal, ali instalado desde 1971. Este é, no limite, um intervalo cultural para um final de tarde supimpa na cidade.



O Museu Municipal de Faro é um dos mais antigos da região. E sabiam que em 2005 recebeu o Prémio APOM de Museologia? E que está implantado num edifício que foi classificado como Monumento Nacional desde 1948? Mas ele não se resume a uma adição de epítetos. Tem por isso muitos outros motivos de interesse, começando pela sua arquitetura. O claustro é o que mais atrai os olhos: concluído em 1548, é um dos primeiros exemplares da tipologia de um claustro proto-renascentista em Portugal e está decorado com gárgulas de formas grotescas e seres fantásticos.



Bem acomodadas nos dois pisos do edifício estão cinco exposições permanentes. Uma delas de pintura antiga com obras de pintores portugueses, italianos e espanhóis, datadas dos séculos XVII e XVIII. Outras que integram objetos da pré-história e das épocas romana e medieval. Todas pedem dedicação e todas são um ótimo pretexto para escapar da frenética rotina do dia a dia.

Créditos fotográficos: F32.

Sem comentários:

Enviar um comentário