sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O percurso da Masmorra

Tem nome de calabouço mas é um trilho natural do interior algarvio onde há um conjunto de antas pré-históricas (as antas da Masmorra) e um cerro (também da Masmorra) salpicado de pinheiros e estevas. Onde fica? Na Mealha, em Cachopo. Parece que é uma boa ocupação para o fim de semana, já que a chuva dará tréguas nos dois dias e a temperatura não nos obrigará a usar casacão comprido e largo. Assim vamos nós então, com os pés na terra (o percurso é pedestre) e curiosidade rural.


O trilho começa no centro de descoberta e leva-nos por casas, hortas, palheiros e currais que nos transmitem a sensação de estarmos numa aldeia perdida no tempo. Acompanhamos a Ribeirinha até a cruzarmos e até a paisagem alternar em manchas de azinheiras, sobreiros e amendoeiras.

A partir da Ribeirinha subimos até ao cerro da Masmorra. Aqui suspendemo-nos nos moinhos de vento em redor e nos vestígios megalíticos usados outrora para cultos funerários, isto é, nas antas da Masmorra. Depois seguimos para baixo, por entre hortas e flora típica da serra algarvia, até chegarmos novamente à Mealha.


O percurso tem 5,5 Km e demora cerca de duas horas a ser percorrido. Está sinalizado. Está homologado. E está à nossa espera.

Créditos fotográficos: João Eduardo Pinto

1 comentário:

  1. Uma boa alternativa às usuais actividades de férias. Além das paisagens surpreendents o confronto com uma cultura milenar de que felizmente se conservam vestígios.

    ResponderEliminar