terça-feira, 6 de novembro de 2012

Parque Ambiental de Vilamoura


Vilamoura é um destino de férias sobejamente conhecido pelas suas praias, hotéis, golfes e marina. Mas será que os milhares de turistas que o visitam regularmente conhecem o seu parque ambiental? 

Pois aqui fica uma sugestão de passeio pelo Parque Ambiental de Vilamoura, uma área protegida que ocupa 200 ha e que está inserida em zona de Reserva Agrícola e Reserva Ecológica Nacional.


Há cerca de cinquenta anos atrás eram terrenos de uso agrícola com pomares de sequeiro, cultivo de hortícolas, cereais e pastagem. Com o abandono dessas atividades na década de 70 do século passado e com a pantanização de boa parte desses terrenos formou-se o caniçal de Vilamoura que, em conjunto com as lagoas artificiais entretanto criadas, as antigas valas de irrigação, a vegetação ripícola da ribeira de Quarteira e os campos de golfe limítrofes, constitui habitat de uma grande diversidade de aves e pequenos mamíferos.




O passeio neste espaço privilegiado para o contacto com a natureza e a observação de fauna e flora pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta.  Com percurso sinalizado, passível de realização em duas distâncias diferentes, o Parque Ambiental de Vilamoura integra também dois observatórios de aves. Junto à zona de acesso ao Parque Ambiental encontra-se igualmente o CENA- Centro de Estudos de Natureza e Ambiente que acolhe os visitantes e lhes faculta todas as informações sobre o parque e sobre conservação da natureza.


Não se esqueçam: da próxima vez que visitarem Vilamoura descubram o seu Parque Ambiental e desfrutem de um passeio em total harmonia com a natureza.

Mais informações sobre o Parque Ambiental de Vilamoura aqui e aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário