terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Turistas estrangeiros animam verão algarvio


Praia do Alemão, Portimão
(Créditos fotográficos: Hélio Ramos)

O Algarve ganhou perto de 350 mil dormidas turísticas no verão face ao ano anterior. As novas dormidas foram realizadas por turistas estrangeiros, que aumentaram 7,5 por cento nos meses de junho a setembro, enquanto as pernoitas de portugueses caíram 2,4 por cento.


O Algarve ganhou 350 mil novas dormidas turísticas no verão

Todos os três maiores mercados emissores de turistas para o Algarve registaram acréscimos de dormidas na época alta: o Reino Unido – maior emissor de turistas – aumentou 8,6 por cento e a Holanda a Alemanha cresceram acima dos 10 por cento.

Onyria Palmares Golf

Quanto aos hóspedes, o Algarve registou uma subida de dois dígitos entre os residentes no Reino Unido (+13,2 por cento) e na Alemanha (+12,1 por cento). Os hóspedes oriundos de Portugal e da Espanha diminuíram no verão, de forma mais acentuada no mercado espanhol (-16,4 por cento) – o 2.º mais importante para o destino entre os emissores de turistas estrangeiros.

(Créditos fotográficos: Sérgio Rodrigues)

Os proveitos globais da hotelaria progrediram 4,7 por cento, para os 388 milhões de euros (mais 17 milhões do que no período homólogo) e o aeroporto de Faro ultrapassou os 3 milhões de passageiros movimentados nos quatro meses do verão.

TURISMO DO ALGARVE: BALANÇO DO VERÃO 2012

Fonte: INE, Aeroporto de Faro
(Verão: junho, julho, agosto e setembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário