sexta-feira, 8 de março de 2013

As novidades do Algarve


Créditos: João Eduardo Pinto

Este ano o Algarve está atulhado em novidades, sobretudo no produto turismo de natureza. Haverá um selo de birdwatching para distinguir as empresas ligadas à área, um cartão para o turista, montras interativas nos postos de turismo e um projeto para redescobrir os locais mais apetecíveis (mas menos conhecidos) da região. Entretanto já está online um novo sítio dedicado aos passeios ao ar livre e disponível para download o Guia de Turismo de Natureza do Algarve, a cereja no cimo do bolo para os descobridores de paisagens «simpáticas» para o olho e para a lente fotográfica.

SELO «BIRDWATCHING ALGARVE»

O selo é um certificado que pretende distinguir as empresas que desenvolvem atividades turísticas ligadas à observação de aves na região com base nos princípios da qualidade e do ecoturismo. Será atribuído pelo Turismo do Algarve, mas só com a garantia de que o serviço por elas prestado é diferenciado no mercado. Para conquistarem o selo, os interessados terão de enviar uma candidatura para o Turismo do Algarve e cumprir todos os requisitos do regulamento que estará disponível em breve aqui. Espera-se que o primeiro selo seja entregue até ao final do ano.

CARTÃO DO TURISTA

Os turistas que fazem férias no destino algarvio vão passar a ter um cartão de fidelização que permitirá acumular pontos que poderão ser trocados mais tarde por produtos regionais. O «Algarve Pass» será posto à venda ainda este ano nos postos de turismo e dará acesso a experiências e serviços na região com descontos especiais. Com um único cartão, o visitante poderá usufruir de roteiros pela região que incluem oferta turística a preços convidativos, tendo ao mesmo tempo acesso a serviços de saúde ou segurança e a um call center para apoio a situações de emergência.

MONTRAS INTERATIVAS

Ser atendido a qualquer hora e em qualquer dia da semana na maioria dos postos de turismo da região vai ser uma realidade até ao final do ano. Como? Através de montras equipadas com ecrã interativo, uma experiência diferente para o visitante que procura saber mais sobre o destino de férias algarvio. As montras multitoque transformam o simples vidro da montra numa superfície que reproduz imagens e texto mediante o comando do utilizador. Os conteúdos estarão disponíveis em cinco línguas – português, inglês, alemão, espanhol e francês – e o utilizador da montra terá ainda a possibilidade de descarregar via Bluetooth ou wi-fi a informação que está a consultar.

REDESCOBRIR OS SEGREDOS DO ALGARVE 

A região algarvia ainda tem segredos para contar e por isso o Turismo do Algarve vai dirigir ações de charme aos jornalistas e profissionais do setor para mostrar os locais menos vistos ou conhecidos do maior destino turístico nacional. Serão 16 visitas aos concelhos algarvios na forma de fam trips que querem proporcionar aos participantes oportunidades únicas de experienciarem a região. Começam em breve.


A natureza do Algarve está agora reunida num espaço virtual que permite reencontrar dunas e serra, escarpas, corredores ripícolas, sistemas estuarinos e aves que sobrevoam a região. O microsite já está no ar em formato bilingue e interativo para quem faz dos passeios ao ar livre um passatempo. Espreitem-no e fiquem a saber, por exemplo, que a ria Formosa é uma das zonas húmidas mais importantes do país e que mais de 200 espécies de aves já foram aqui recenseadas, como a garça-branca ou o camão (símbolo do parque natural).

GUIA DE TURISMO DE NATUREZA DO ALGARVE 

Quais os microclimas e os territórios geológicos do Algarve? E as características do planalto Vicentino? O que se pode fazer nas zonas húmidas costeiras? As respostas encontram-se no novo «Guia de Turismo de Natureza», acabado de editar pelo Turismo do Algarve com quase 150 páginas que convidam à descoberta das paisagens do destino. Pode ser descarregado aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário