terça-feira, 18 de junho de 2013

Cinco experiências imperdíveis em Loulé

Passar férias no Algarve representa sempre uma oportunidade para viver experiências diferentes e para descobrir novos motivos de interesse que tornam inesquecíveis os dias de lazer a sul.

Para nos orientar nas escolhas que podemos fazer, temos à nossa disposição postos de informação turística que, por toda a região, nos acolhem e nos dão boas sugestões. Procurámos algumas no Posto de Turismo de Loulé e são essas que hoje partilhamos convosco num “top cinco” de experiências imperdíveis para quem visita este concelho algarvio.

1- Um passeio à Fonte da Benémola

O mote é relaxar. O tema é a natureza e a água. O objetivo é conhecer melhor a beleza natural do interior do concelho de Loulé. A recomendação é de arranjar boa companhia e partir de manhã cedo para um passeio que pode ser feito a pé ou de bicicleta.



A Fonte da Benémola está classificada como paisagem protegida local e situa-se nas freguesias de Querença e Tôr. É um local aprazível atravessado pela ribeira de Menalva. Nas suas margens habitam algumas espécies vegetais pouco comuns no Algarve – salgueiros, freixos e folhados –, além de loendros, choupos e tamargueiras. Nas encostas do vale encontramos vegetação típica do Barrocal algarvio como o alecrim, o rosmaninho, o tomilho, a esteva, o zambujeiro, o sobreiro e a alfarrobeira. São mais de 300 as espécies de plantas que se podem observar. Entre a fauna, destacam-se a lontra, grande diversidade de aves, com cerca de 100 espécies que ali nidificam, e algumas colónias de morcegos. Levadas, noras, açudes e um moinho de água são exemplos do património construído no local da Fonte da Benémola.


Um folheto disponibilizado pelo município de Loulé faculta informação mais detalhada sobre o local e sobre os percursos que ali se podem realizar.

2- Um festival com identidade própria

Já vai na sua 10ª edição e para além de reunir no centro histórico de Loulé as músicas do mundo, o Festival Med atrai também pela mostra gastronómica, pelas artes plásticas, animação de rua, artesanato e dança. Acontece anualmente em junho e este ano tem data marcada nos próximos dias 28 e 29.



Integrado no roteiro dos maiores festivais de “Word Music” da Europa, este é, inegavelmente, um evento a não perder.

3- Uma experiência mais radical

Ver o Algarve do céu é sem dúvida ficar com uma perspetiva diferente da região e no concelho de Loulé existem vários locais onde é possível fazê-lo de parapente. A APA – Associação de Parapente do Algarve  proporciona batismos de voo a quem gosta de atividades mais radicais.



4- Uma viagem no tempo em Salir

Salir é outra localidade do concelho de Loulé que nos convida para mais uma experiência imperdível. Também já tem data marcada para este ano e vai acontecer nos dias 13 e 14 de julho. O festival de artes “Salir do tempo” é uma viagem ao passado com recriação do ambiente medieval para sentir, cheirar, ouvir, ver, e saborear. Não faltarão os mercadores, a gastronomia, a música, a dança e a convivência entre as culturas cristã e muçulmana.



5- Uma loja gourmet

O Algarve sabe bem e para as férias ficarem completas queremos levar connosco a lembrança do que o destino nos proporciona. Em Loulé, não podemos dispensar uma visita à 11 Loja Gourmet, uma mercearia situada no magnífico edifício do Mercado Municipal, onde podemos experimentar e adquirir produtos que, de regresso a casa, nos trarão de volta o sabor dos bons momentos passados na região. Podemos provar os enchidos, as conservas, os doces, os licores, na sua maior parte produtos tradicionais do Algarve mas também do resto do país.





1 comentário: