quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cinco experiências imperdíveis em São Brás de Alportel

Voltamo-nos para o interior do Algarve e vamos hoje até São Brás de Alportel ao encontro da nossa colega do Posto de Turismo que tem cinco boas ideias para vos dar sobre aquilo que não devem deixar de experimentar em visita a este concelho.


 1 - Feira da Serra
 
Créditos fotográficos: Feira da Serra - Câmara Municipal S. Brás Alportel


Tradição, gastronomia e cultura são os três temas da já conceituada Feira da Serra que, na sua 22ª edição, regressa nos próximos dias 26, 27 e 28 de julho ao concelho de S.Brás de Alportel, com vários destaques:
- O sítio da amêndoa, onde se poderá descobrir os benefícios seculares deste fruto seco tão típico do Algarve.
- Um encontro com o movimento mundial ”Citta Slow” ao qual S. Brás de Alportel está associado.
- O espaço LARA – Projeto de intervenção social pós incêndio que dará a conhecer o trabalho desenvolvido junto das populações afetadas pelo incêndio do ano passado.

Para além disso, o artesanato é rei na feira com a presença de vários expositores e a animação também não faltará durante as três noites do certame.


2- Via Algarviana
 
Créditos fotográficos: Corina Justo e Via Algarviana

Para os amantes das caminhadas no interior profundo da serra algarvia, recomenda-se um percurso da Via Algarviana, onde se pode desfrutar de paisagens deslumbrantes. Os montes em ruínas que ainda resistem, completamente isolados, assinalam outros tempos, bem mais tranquilos, em que os residentes labutavam diariamente de sol a sol.

Em São Brás de Alportel, sugere-se a ligação da aldeia de Parises, no norte do concelho, ao centro da vila, num percurso exigente de 18,5km.


3- A Rota da Cortiça
 
Créditos fotográficos: Corina Justo e Turismo do Algarve


Portugal é conhecido como sendo produtor da melhor cortiça do mundo. Segundo os peritos na matéria, a qualidade dos sobreiros da serra do Caldeirão faz com que a sua cortiça seja a mais cara e a mais procurada.

Para perceberem melhor a relação ancestral entre o homem e o sobreiro não deixem de seguir a Rota da Cortiça agendando uma visita que se inicia nas instalações do Museu do Trajo e que passa pelas fábricas tradicionais de preparação e de transformação da cortiça, incluindo passeios pelo sobreiral e muitas outras atividades para miúdos e graúdos numa experiência realmente imperdível.


4 – A loja do queijo fresco
 
Créditos fotográficos: Corina Justo e Portal dos Queijos

Quem aprecia leite fresco ordenhado há poucas horas, proveniente dos próprios rebanhos do produtor, iogurtes, smoothies, quark, queijo fresco com temperos inovadores doces (frutos secos, mel) ou salgados (orégãos, azeitona, pimentão, tomate seco, manjericão...), não pode deixar de visitar a loja "Portal dos Queijos", situada próximo do mercado municipal. 



5- Festa da Aleluia
 
Créditos fotográficos: Câmara Municipal S. Brás Alportel


Na próxima Páscoa, coloquem São Brás de Alportel no vosso roteiro para poderem assistir a uma festa única no país. A procissão da Aleluia ou das Tochas Floridas é a manifestação religiosa mais importante do concelho e enche de orgulho todos os sambrasenses.

Estão de parabéns os voluntários que pela noite dentro, na véspera do domingo de Páscoa, se juntam para ajudar nesta celebração, enfeitando as ruas com o tapete de flores que define o percurso da procissão. Nela se reúnem os homens da terra que, empunhando as tochas floridas, vão gritando com alegria a frase “Ressuscitou como disse, Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.


E se cinco ideias não chegam, podem sempre procurar o Posto de Turismo de São Brás de Alportel bem como os restantes postos de informação turística do Algarve para conselhos adicionais.



Sem comentários:

Enviar um comentário