terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cinco experiências imperdíveis em Quarteira (e arredores)

Quarteira, antiga aldeia de pescadores, é hoje uma cidade cosmopolita e um dos principais centros turísticos do Algarve. Do seu posto de turismo chegam-nos cinco sugestões de experiências imperdíveis para quem a procura.


1-Visitar as ruínas romanas do Cerro da Vila

As ruínas romanas do Cerro da Vila, localizadas em Vilamoura, integram o que terá sido, entre os séculos I e III, uma villa rústica rodeada de campos férteis. Essa casa de campo com termas particulares bem como os balneários públicos que existiram no local eram abastecidos de água a partir de uma barragem construída a cerca de 2 km de distância.

 
Créditos fotográficos: http://www.vilamoura.pt/ e Turismo do Algarve


Os mosaicos que se podem observar na estação arqueológica do Cerro da Vila testemunham o luxo da decoração daquela casa nobre da qual restam vestígios da sala de receção, dos quartos, da cozinha e das áreas de serviço de servos e escravos, que incluíam um cryptoporticum.


As ruínas romanas do Cerro da Vila estão classificadas como imóvel de interesse público e além dos vestígios da villa, dos balneários, dos tanques de salga de peixe e das fundações de uma torre funerária, dispõem também de um museu.


2- Seguir os trilhos de natureza na Quinta do Lago

É inevitável recomendar um passeio pelos trilhos da Quinta do Lago, parte integrante do Parque Natural da Ria Formosa que constitui um destino de luxo para os observadores de aves e amantes das caminhadas, não só pela diversidade de espécies que aqui ocorrem, como pelas condições criadas para a sua apreciação.

 
Créditos fotográficos: Luisa Correia


Chegados ao parque de estacionamento junto à ponte de madeira que permite o acesso à praia, existem dois percursos sinalizados: o trilho São Lourenço para leste e o trilho Quinta do Lago na direção oeste.


3- Divertir-se em família no Family Golf Park

Family Golf Park é um espaço de lazer onde os adultos e as crianças podem experimentar as emoções do Super Mini-golfe e fazer uma “viagem” à época romana.


Créditos fotográficos: Family Golf Park

Possui uma área rodeada de espaços verdes, dois percursos de mini-golfe de 18 buracos, esplanadas e um espaço infantil onde também se realizam festas de aniversário. Além disso, também é possível visitar Vilamoura numa viagem proporcionada pelo comboio turístico do parque.


4 – Assistir às marchas dos Santos Populares

Um dos mais bonitos e elaborados desfiles de Santos Populares em Portugal tem em Quarteira o seu palco principal.  Por isso não se podem esquecer de a visitar em junho de modo a poderem assistir na marginal, nos dias 12, 23 e 28, ao desfile de centenas de marchantes em representação das diversas ruas da cidade. Vão ver que se encantam com o seu rico colorido, as suas músicas e coreografias.


Créditos fotográficos: Planetalgarve


5- Participar na Festa da Nossa Senhora da Conceição (padroeira de Quarteira)


Há outra data que devem apontar na vossa agenda: é o dia 8 de dezembro, quando a cidade de Quarteira recebe a sua mais importante festa religiosa. Trata-se da festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos pescadores e de Portugal.


Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira

O ponto alto desta celebração é a viagem por mar da Padroeira, seguida pelos barcos engalanados ao mesmo tempo que a procissão em terra a acompanha ao longo da praia.

E para quem quiser sugestões adicionais, basta contactar o Posto de Turismo de Quarteira ou um dos restantes postos de informação turística disponíveis no Algarve.

1 comentário:

  1. Boas sugestões sem dúvida! A apontar no meu roteiro nas próximas atividades do algarve.

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar