sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Setembro começa com desporto e músicas do mundo

O bem bom dos dias estendidos na praia e do descanso das férias está quase a acabar, mas o Algarve prolonga a animação em setembro para que vocês continuem cheios de atividades para fazer. Desporto, música, artesanato, festas e gastronomia: este é o plano para ocuparem o tempo livre durante o próximo mês na região. 

O programa começa no dia 05 em modo desportivo com o Loulé World Cup 2013, que juntará no pavilhão desportivo municipal ginastas de diversos países naquela que é uma das maiores provas mundiais de trampolins e tumbling. O campeonato decorre até ao dia 07 e é uma organização conjunta da autarquia, da Associação de Pais e Amigos de Ginástica de Loulé e da Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos. 



É precisamente por esses dias que também começará o Festival Adentro, evento que entra na terceira edição mantendo a aposta de encher de pessoas e de músicas do mundo o centro histórico de Faro. Entre 06 e 07, o largo D. Afonso III receberá os ritmos de três formações musicais portuguesas e de uma espanhola: os espanhóis «The Burnt Old Man» (dia 06), o «Trio Alcatifa» (dia 06), o grupo algarvio «Fad’Nu» (dia 07) e o «Pás de Probléme» (dia 07). 

Mas atenção: nem só de música se faz este festival de entrada livre. Os concertos arrancam às 22h30, embora o espaço comece a fervilhar mais cedo, às 21h30, com as bancas do Mercado da Traça a abarrotarem de artesanato urbano, produtos regionais e artigos em segunda mão. Novidade será a presença do coletivo Terminal Studios na cidade velha para fazer caricaturas dos que por ali passarem. 




Depois do desporto e da música, calha bem uma petiscada. Foi exatamente isso que pensou a organização das Festas do Pescador, em Albufeira, onde serão levados para a mesa os pratos típicos algarvios ligados ao mar. Carapaus alimados, marisco, choquinhos com tinta e xarém com conquilhas – todos poderão ser degustados neste evento ao compasso de música e folclore (haverá quatro atuações de ranchos e grupos de dança e cantares do país). Agora o mais importante: as festas têm lugar na praça dos Pescadores, de 06 a 08, a partir das 18h00, com entrada livre. 




Entretanto, no largo dos Chorões de Monchique tem também início a Artechique – feira de artesanato e sabores de Monchique. De 06 a 08, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a gastronomia e as artes da serra algarvia neste certame promovido pela junta de freguesia local. Os cestos de vime, as cadeiras de tesoura e as rendas antigas são apenas alguns dos trabalhos em exposição, aos quais se juntam sabores tipicamente monchiquenses como o presunto, os enchidos, o medronho, a melosa e o mel. 

Precisamente naqueles dias arranca a Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira, uma estreia no cartaz de eventos algarvio. São três dias (06, 07 e 08) atulhados de propostas para quem estiver na zona. Mercado de produtores, passeios no território, colóquios, oficinas de comida, provas cegas e degustações, música e exposições constam do programa desta feira inserida na promoção da Candidatura Transnacional da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade. 

A animação continua nos dias 13, 14 e 15, desta vez num município do interior algarvio que pouco ultrapassa os 576 quilómetros quadrados de área: Alcoutim. As Festas de Alcoutim são já habituais no calendário anual de eventos, já que coincidem com o feriado municipal (13 de setembro). Estão várias atividades programadas para o cais e para a praça da República, por isso o melhor é estar atento ao sítio da autarquia para escolher o que fazer na altura. 

Todos estes momentos de animação estão integrados no folheto «Algarve com Eventos» que visa juntar a programação das Câmaras Municipais e de outras entidades algarvias num guia em formato de bolso que facilitará a pesquisa de quem procura o que há para fazer na região. O folheto pode ser encontrado nos postos de turismo do Algarve e pode ser descarregado aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário