sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Gostam de fotografia? Temos um novo passatempo em marcha




Além de estar registada na lista de património da UNESCO desde 2013, a dieta mediterrânica é agora o tema do passatempo fotográfico acabadinho de lançar pela Região de Turismo do Algarve e pela Direção Regional de Cultura do Algarve. O processo é simples: basta apontar a máquina para a identidade mediterrânica na região, disparar e enviar as imagens para ganhar prémios. Têm até ao fim do mês para participar. 


Os pormenores 

O passatempo «Raízes mediterrânicas no Algarve – do passado ao presente» começou agora e prolonga-se até ao dia 29 de agosto. Cada concorrente poderá apresentar três fotografias, que deverão ser acompanhadas pelo preenchimento de um formulário próprio

As imagens a concurso serão depois carregadas online na página www.facebook.com/VisitAlgarve para que sejam votadas de 08 a 19 de setembro pelos internautas, através da atribuição de “gostos”, correspondendo a uma ponderação de 30 por cento sobre o resultado final (os restantes 70 por cento são da responsabilidade de um júri).  

E o que pode ser fotografado? Tudo o que diga respeito a esta dieta e ao estilo de vida que ela representa, que abrange no fundo práticas produtivas e extrativas como a agricultura e as pescas, formas de preparação e de consumo dos alimentos, festividades, tradições orais e expressões artísticas. 

Em resumo, quem tenha registos de varejadores de oliveiras, de pescadores e de pescado, de frescos nos mercados, dos pastores e do seu gado, da tradição da vinha e do vinho, do convívio prolongado à mesa e de festividades que se repetem ano após ano como a armação do presépio tradicional rodeado de searinhas ou como “os maios”, manifestação relacionada com a chegada do sol e o renascer da natureza, poderá participar. Ou então quem tiver uma boa imaginação que lhe permita retratar outros momentos associados à dieta mediterrânica. 

Os vencedores só serão conhecidos no início de outubro, altura em que se atribuirão os prémios: duas noites de alojamento para duas pessoas num hotel do grupo Luna Hotels & Resorts, mais um conjunto de três peças do ceramista Jorge Mealha (1.º lugar), duas noites de alojamento para duas pessoas no aldeamento Pedras d’el Rei, a par de um passaporte de entrada gratuita em monumentos do Algarve (2.º lugar), merchandising da marca Algarve e um cheque de oferta de publicações da Direção Regional de Cultura no valor de 25 euros (3.º lugar).

Sem comentários:

Enviar um comentário