sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Este post é só para foliões



Podemos fingir ser a nossa atriz preferida, o bom, o mau ou o vilão, o rato mickey, o polícia ou o bebé de chupeta. Cada um de nós tem as suas fantasias e é no Carnaval que lhes damos vida e corpo recorrendo, para tal, às máscaras, vestimentas, adereços. É assim um pouco por todo o país e também, claro, pelo Algarve.

As crianças com as professoras, educadoras e auxiliares interpretam um tema e vestem-se a rigor desfilando, depois, nas ruas para gáudio de pais, mães e restantes familiares. Mas é assim também com os adultos, que encontram nesta quadra a altura ideal para extravasarem e darem asas à imaginação. Alguns fazem-no de forma individual ou em pequenos grupos de amigos. Outros, de forma organizada inseridos em coletividades, em núcleos de juntas de freguesia e de autarquias. Muitos são, por isso, os que ensaiam as suas performances durante largos meses. Costuram as suas indumentárias, adornam os carros alegóricos, treinam coreografias e acertam e desacertam o passo ao ritmo das músicas eleitas. 

Assim, o Entrudo é vivido por muitos algarvios e visitantes curiosos como uma festa alegre e divertida onde vale quase tudo, pois "ninguém leva a mal". A sátira política e social tem aqui um forte pendor: políticos de todos os quadrantes, ministros, secretários de estado são o alvo mais fácil da crítica e, por isso, retratados de forma bem ampliada nos corsos carnavalescos algarvios, sobretudo no muito tradicional de Loulé.

Uma pesquisa rápida permite-nos concluir que há em todos os concelhos do Algarve, durante o fim de semana de 14 e 15 de fevereiro e nos dias 16 e 17,  desfiles carnavalescos pelas ruas quer com crianças mascaradas, quer com adultos endiabrados. Há também, em muitas dessas localidades, bailes e concursos de máscaras. E há noutras, onde a tradição "ainda é o que era", o enterro do Entrudo, imitação de um funeral de altos brados num desfile em que o defunto é precisamente a festa.

Calendário Carnavalesco:
Paderne (Albufeira) dia 15/02 das 14h00 às 18h00
Altura (Castro Marim) dias 14/02 e 15/02 às 15h30
Loulé dias 14/02, 15/02 e 17/02 às 15h00
São Brás de Alportel dia 15/02 às 15h00
Monte Gordo (VRSA) dia 17/02 às 14h00
Moncarapacho (Olhão) dias 15 e 17 às 14h30

Sem comentários:

Enviar um comentário