quarta-feira, 17 de junho de 2015

Jogos intemporais no castelo de Alcoutim

No Castelo da vila de Alcoutim está exposta a maior coleção de jogos de tabuleiro do período islâmico encontrados num único sítio arqueológico. 

Exposição "Jogos Intemporais" e núcleo museológico de arqueologia do Castelo da Vila de Alcoutim

Ao todo, são trinta tabuleiros gravados em lajes de xisto, completos ou fragmentados, de seis tipologias diferentes  (Moinho, Galo, Tábula, Soldado, Alquerque e Mancala III) e 18 pequenas pedras de jogo. No que se refere ao jogo Mancala III, os exemplares expostos são os únicos conhecidos em Portugal.

Ruínas do castelo velho de Alcoutim 

Esta curiosa exposição, que bem merece uma visita, reúne os jogos que foram encontrados em escavações arqueológicas realizadas no Castelo Velho de Alcoutim, uma fortificação islâmica do período omíada edificada entre os séculos VIII e IX, cujas ruínas se encontram num morro sobranceiro ao rio Guadiana, a cerca de 1 km da vila.

Estes jogos testemunham uma das faces lúdicas do ser humano que, desde tempos imemoriais os pratica e que, tanto cristãos como árabes nos legaram em tradição.

Vista sobre a vila e o rio, a partir do castelo de Alcoutim


No castelo de Alcoutim pode igualmente visitar-se o núcleo museológico de arqueologia e desfrutar da vista magnífica sobre a vila e o rio Guadiana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário