quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Belezas do mar

Créditos: Hélio Ramos


As traineiras, lanchas, enviadas, barcas e canoas tradicionalmente utilizadas na pesca, e para a esta dar apoio são uma imagem de marca do nosso Algarve. São bonitas, alegres e vistosas, cheias de cor com azuis fortes, verdes abertos e amarelos e vermelhos reluzentes, discretamente ornamentadas com estrelinhas, ramos de flores, motivos geométricos e sobretudo nomes muito singulares. Não raras vezes nomes femininos que se creem ser os das mulheres ou filhas dos pescadores, outras vezes nomes de santos a testemunhar a fé religiosa dos homens do mar e ainda identidades únicas que remetem para a esperança e para a bonança afastando más marés.

A faina piscatória já não é tão intensa no Atlântico, mas ainda hoje é possível avistá-las ao largo de alguns portos, atracadas embelezando as águas temperadas do Algarve e deslumbrando os que nos visitam, por exemplo lado a lado com banhistas nas praias do Carvoeiro e Benagil.

Deem um salto até estas praias de Lagoa e apreciem as nossas bonitas embarcações ou fiquem atentos aos portos de pesca. Hoje algumas delas foram convertidas em barcos de recreio para passeios turísticos. Aproveitem e vejam como são belas e fotogénicas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário