sexta-feira, 18 de novembro de 2016

10 restaurantes de tapas no Algarve para conhecer

Do barlavento ao sotavento algarvio trazemos-lhe 10 restaurantes de tapas (e não só) que consideramos estarem entre os melhores da região. De uma ponta à outra, tem várias escolhas mas se puder conheça todos, porque apesar de terem a mesma especialidade são todos muito diferentes. Preparado(a) para descobrir quais são? Vamos a isso. 


Sabor’Arte, Aljezur



Foto: Sabor'Arte


Criado por jovens de Aljezur, com o objetivo de reconhecer a potencialidade e valor da sua terra natal e atrair quem por lá passa a provar umas tapas saborosas e muito bem apresentadas num ambiente descontraído e profissional. Além do menu, tem sempre a “tapa da semana” que vai variando e encantando os seus clientes. Que tal um passeio pela costa vicentina e terminar (ou começar) no Sabor’Arte?!


O Marafado, Lagos

Foto: O Marafado

Situado em Lagos a 2 minutos de carro do centro, O Marafado, deslumbra os seus clientes com a paisagem circundante do campo e de Monchique e ainda a vista para o mar e para a marina de Lagos, além das tapas, que são tradicionais e muito boas. Ao contrário dos muitos outros restaurantes que aqui mostramos, está aberto desde abril de 1979.


Gastrobar 13, Portimão



Foto: Gastrobar 13

O Gastrobar 13 oferece um menu de tapas únicas para partilhar com os amigos. Este é o sítio onde pode ir quer seja para jantar, para petiscar fora de horas, para beber um cocktail ou até para beber um chá acompanhado por uns scones. Além disso, realiza eventos gastronómicos e culturais, dos quais se destacam a música ao vivo, do fado ao jazz, com a colaboração de grandes músicos nacionais e internacionais, num ambiente descontraído.


Tapas no Bucho, Lagoa



Foto: Tapas no Bucho

Surgiu este ano, em fevereiro, mas já é considerado um dos melhores restaurantes de tapas do Algarve com uma pontuação bastante elevada. O Tapas no Bucho é um espaço dedicado às tapas e ao vinho, onde pode encontrar vinhos, na sua maioria, do Algarve, produtos regionais e provar diferentes petiscos. A ideia é que os vinhos expostos na garrafeira, para compra, sejam também consumidos no restaurante por apenas mais 2,5€ (valor do serviço).


Aperitivo Bar, Faro



Foto: Aperitivo Bar

É relativamente recente e o conceito do Aperitivo Bar, - dos mesmo donos do Colombus Cocktail & Wine Bar, situado na baixa de Faro, é único. Aqui, entre as 18h00 e as 20h00, pode servir o seu prato com o que quiser e só paga a sua bebida. Quer comer mais? Então peça mais uma bebida e petisque à vontade. Os aperitivos são de “comer e chorar por mais”!


Mezzanine Bar & Vinoteca, Faro


Foto: Mezzanine

Situado na Rua de Santo António, em Faro, num edifício com mais de 200 anos de existência, entramos o Mezzanine, um bar & vinoteca, como não encontra em mais nenhuma parte. A decoração é clean e de muito bom gosto, o espaço é grande, tem uma esplanada na calçada portuguesa, espaço lá dentro e ainda uma esplanada exterior num pátio. Além disso, e o mais importante, são as ótimas tapas que servem, que só de olhar já fica cheio de vontade de provar.


O Bioco, Olhão



Foto: Sara Viegas

O Bioco, fica numa das típicas ruas olhanenses, por entre casinhas onde os seus habitantes ainda deixam as portas abertas e muitas das vezes levam a cadeira para a porta de casa e sentam-se, de conversa com os vizinhos. A sua localização não poderia representar melhor o conceito d’O Bioco – Casa de Pasto, que tem como lema “Mais amor por favor”. Esta é uma frase que podemos encontrar por toda a parte no restaurante, que mal entramos sentimo-nos logo em casa. Quanto às suas tapas, acredite que depois de provar não vai querer mais nada. Sugerimos-lhe que prove as tiras de choco panadas, os ovos rotos à tacho e um ótimo chévre com mel. Também têm a "tapa da semana"!


Terra i Mar, Olhão



Foto: Terra i Mar

Quatro amigos de infância juntaram-se, em abril de 2014, e criaram o Terra i Mar. A decoração é criativa, tendo até barris a fazer de mesas na sua esplanada, e na altura foi uma novidade em olhão. Um espaço novo e diferente que rapidamente se tornou num local de paragem, para comer (bem) ou apenas para beber um copo acompanhado de algum petisco, não só pelos habitantes mas também por estrangeiros. Não serve só tapas, mas também pratos. Aqui podem encontrar sempre marisco e peixe fresco, não fossem os donos familiares de pescadores! 


D’Gusta, Tavira


Foto: Público

Este é o sítio perfeito para d’gustar umas boas tapas. O restaurante no seu interior está muito bem decorado, com o menu escrito num grande quadro de ardósia e a esplanada exterior é fantástica e presenteia-nos com uma bela vista para o Rio Gilão. Entre as variadas tapas sugerimos-lhe que prove os camarões fritos com gengibre e o fondue de queijo brie. Para terminar, aconselhamos-lhe que serve espaço para as sobremesas que são divinais!


Taberna da Belinha, Vila Real de Santo António

Foto: Apontamentos Gastronómicos

Fica em Monte Gordo, Vila Real de Santo António, e é uma taberna moderna e, apesar de pequena, muito gira. As doses são bem servidas e bastante saborosas. Experimente ir com um pequeno grupo e pedir várias tapas para irem provando, pode optar pelo queijo de cabra fresco com doce de figo, pelo pica-pau, a alheira com ovos mexidos e ainda, as gambas ao alhinho.


Como vê, não lhe faltam (boas) sugestões. Esperemos que goste das nossas escolhas e que desfrute de bons momentos.  

Texto: Sara Viegas

2 comentários:

  1. Ver um blogue que promove o turismo do Algarve a promover um conceito espanhol é uma coisa estranha para mim. Não seria de esperar ver no vosso blogue uma publicação sobre Petiscos, por exemplo?
    - João António

    ResponderEliminar
  2. Falta o 11 da Vila em Loulé

    ResponderEliminar