sexta-feira, 26 de julho de 2013

Quais os «monumentos nacionais» no Algarve?

Cruz de Portugal, Silves (foto daqui)


O Algarve tem 26 monumentos classificados na categoria de «monumento nacional», divulgou recentemente a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). Em todo o território continental há 803 monumentos nacionais, entre 3811 imóveis classificados no total.

Os imóveis podem ser classificados como «monumento nacional», de «interesse público» e de «interesse municipal», tendo em conta «o valor histórico-cultural, estético-social, técnico-científico, de integridade, autenticidade e exemplaridade», esclarece a DGPC.

O castelo de Castro Marim, as ruínas romanas de Milreu, em Estói (Faro), o arco da Vila (Faro), os monumentos megalíticos de Alcalar (Portimão), a cruz de Portugal (na foto) e o castelo de Silves, a igreja de Santa Maria do Castelo (Tavira), a fortaleza de Sagres (Vila do Bispo) e os monumentos da quinta da Nora e da herdade da Marcela (Vila Real de Santo António) estão entre os monumentos classificados há mais tempo – desde 1910.

Na região existem ainda 96 imóveis classificados de «interesse público» e 24 de «interesse municipal». Ao todo, são 146 boas razões para sair de casa e conhecer um pouco da história do Algarve.


Monumentos classificados no Algarve na categoria de «monumento nacional»

Sem comentários:

Enviar um comentário